You are currently viewing Projeto (In)Formar e (Des)Envolver para Incluir

Projeto (In)Formar e (Des)Envolver para Incluir

No âmbito do Projeto (In)Formar e (Des)Envolver para Incluir, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) realizou nos dias 12 e 13 de maio, em Bragança, o Fórum subordinado ao tema “O Desporto como Via para a Inclusão” e a Ação de Formação “Iniciação à atividade física e desportiva em crianças e jovens com Deficiência”

O Fórum realizou-se no dia 12 de maio no Centro Cultural de Bragança e estiveram presentes cerca de 20 participantes, nomeadamente os atletas Luís Vaz e Eduardo Bacalhau, que testemunharam e partilharam as suas motivações e barreiras à prática de desporto. Além de atletas, treinadores, professores e técnicos, também estiveram presentes, o Presidente da Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, a Presidente do Ginásio Clube de Bragança, a Coordenadora da modalidade de Boccia no âmbito do Desporto Escolar na região de Bragança, e o Técnico Superior de Desporto da Câmara Municipal de Bragança.

A realização deste encontro permitiu perceber que em Bragança o desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência pode ser melhorado através de parcerias entre clubes instituições e autarquias, que as principais barreiras são a falta de acessibilidades aos espaços de práticas, a falta de oferta desportiva e a dispersão geográfica dos vários praticantes do distrito de Bragança.

No dia 13 de maio, foi dia dedicado aos professores e treinadores. Participaram na componente prática da formação de “Iniciação à atividade física e desportiva em crianças e jovens com Deficiência” realizada no agrupamento de Escolas Abade Baçal. Esta formação teve a parceria do Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte e foram abordadas as modalidades de boccia, goalball, slalom em cadeira de rodas e polybat. Na formação estiveram presentes 10 professores e treinadores da região.

O Projeto “IDI – (In)Formar e (Des)Envolver para Incluir”, é desenvolvido pela FPDD com o apoio financeiro do Programa de Apoio a Projetos pelo Instituto Nacional de Reabilitação e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

Texto: Adaptado de FPDD.