You are currently viewing Património da antiga Sé em exposição inclusiva, entre junho e setembro

Património da antiga Sé em exposição inclusiva, entre junho e setembro

«Jesuítas na Sé» é o tema de uma exposição de arte sacra que vai estar patente ao público, na igreja da antiga Sé, em Bragança, entre 23 de junho e 29 de setembro.

É promovida pela Paróquia de S. João Batista num projeto de colaboração com a Academia do Centro Social Paroquial dos Santos Mártires (CSPSM), uma unidade de apoio à pessoa portadora de deficiência e incapacidade.

A antiga Sé, situada na praça mais emblemática da cidade (Praça da Sé), foi construída no decorrer do séc. XVI para acolher um Convento da Ordem de Santa Clara. Funcionou como um colégio da Companhia de Jesus (Jesuítas), entre 1562 e 1759.

Em 1764, quando se transferiu a sede de bispado de Miranda para Bragança, a igreja passou a Sé Catedral.

O templo é rico em património artístico e cultural, nomeadamente a sua ampla sacristia, datada do séc. XVII, com pinturas no teto, em caixotões, bem como com painéis e talha barroca policromada que ladeiam o arcaz. Este conjunto de pinturas narra a vida de Santo António de Loiola, fundador da Companhia de Jesus (da mesma congregação do Papa Francisco), e lembra a vocação de ensino do colégio.

As pinturas da sacristia parecem não terem sofrido obras de restauro, no entanto, fruto das várias intervenções no edifício, das vicissitudes e acidentes do tempo, este legado necessita de uma intervenção profunda de conservação.

A exposição «Jesuítas na Sé» pretende promover e valorizar a riqueza sacra existente, apoiando também a inclusão social dos utentes da Academia, pois são eles os responsáveis pelo acolhimento dos visitantes bem como pela produção de peças artesanais alusivas à igreja.

A inauguração é esta sexta-feira, 23 de junho, às 18h00.

As visitas à exposição decorrem de segunda a sexta-feira (10h00-12h30 e 14h00-17h30), e ao sábado (10h00-13h00).

Para agendar visitas guiadas (de grupos) é favor contatar a Academia do CSPSM: Teresa Silva (931 407 687) ou caocspsm@gmail.com