Quem Somos

O Centro Social Paroquial dos Santos Mártires (CSPSM), em Bragança, foi fundado em 26 de Setembro de 1985 pelo Cónego Aníbal João Folgado.
Ao longo de mais de três décadas, o CSPSM, Instituição Particular de Solidariedade Social de Bragança, tem desenvolvido um conjunto de atividades de apoio à inclusão de públicos vulneráveis, através das respostas sociais de Centro de Atividades de Tempos Livres, Centro de Convívio, Jardim de Infância e Refeitório Social.

Em 2015 reforçou o seu âmbito de atuação, através da criação da “Academia” – Unidade de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência e Incapacidade, com as respostas sociais: lar residencial, residências autónomas e centro de atividades ocupacionais (atualmente designado por “centro de atividades e capacitação para a inclusão”).

O CSPSM tem coordenado e executado as diferentes gerações do programa CLDS de Bragança – Contratos Locais de Desenvolvimento Social.

VISÃO

Ser um serviço social de qualidade, referencial, com carisma terapêutico especializado, inovador, pró-ativo, exercido de forma humanizada e personalizada.

Qualidade

Referencial

Garante que os processos e procedimentos estão protocolados e respeitados e que são levados em consideração os riscos inerentes à atividade, encontra-se subjacente à gestão da qualidade a melhoria contínua.

Os diferentes atores e parceiros consideram-nos como um serviço diferenciado dos restantes pelo cariz terapêutico das nossas intervenções e somos uma referência nesta matéria no seio das organizações sociais.

carisma

terapêutico especializado

A inspiração, o entusiasmo e a adesão dos diferentes intervenientes internos e externos realiza-se em torno da componente terapêutica (motor institucional).

Dispõe de um conjunto de meios para tratar/curar patologias do foro individual e social em diferentes níveis e aspetos, e possui instrumentos/ferramentas identificados e validados. Os seus recursos humanos possuem formação especializada e contínua.

inovador

pró-activo

Na sua intervenção social e terapêutica inova pela abordagem, instrumentos e resultados.

Cria, recria, inventa e adapta a sua intervenção. Tem capacidade para ler a realidade social e antecipar as necessidades, e propor soluções e serviços adaptados e flexíveis.

humanizada

personalizada

Identificada com o meio que a rodeia, cria relações de proximidade duráveis assentes na escuta ativa das pessoas e das suas necessidades.

Considera o indivíduo como um ser biopsicossocial e espiritual único para o qual procura respostas diferenciadas e adaptadas às suas especificidades slots.

Onde estamos

Bairro Artur Mirandela (Edifício Academia)

Bairro Social da Coxa (Edifício Sede)

Pavilhão Desportivo do Bairro da Coxa (espaço provisório do Jardim de Infância)

Igreja dos Santos Mártires

Avenida Abade de Baçal (Edifício S. Tiago) – EM CONSTRUÇÃO