Bragança recebeu pela primeira vez uma Jornada do Campeonato Zona Norte

Bragança recebeu pela primeira vez uma Jornada do Campeonato Zona Norte

Bragança recebeu pela primeira vez um encontro de desporto adaptado, destinado a pessoas com deficiência intelectual, na passada quarta-feira, 18, nomeadamente a segunda Jornada do Campeonato Zona Norte Basquetebol da Associação de Desporto Adaptado para a Pessoa com Deficiência Intelectual (ANDDI), que contou com a colaboração da Academia do Centro Social Paroquial Santos Mártires.
Os jogos realizaram-se no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira.
Participaram cinco equipas e algumas dezenas de atletas, dos quais cinco eram da dos Santos Mártires que estão a competir no campeonato regional da Zona Norte.
O presidente da ANDI, José Costa Pereira, salientou que Bragança já recebeu dois campeonatos nacionais de atletismo e há cerca de 20 anos um grande encontro de jogos tradicionais.

A realização da prova trata-se de um passo importante na Academia dos Santos Mártires que está a promover o desporto adaptado para os utentes que já praticam basquetebol, para-hóquei e atividades aquáticas. Já estão envolvidos 25 utentes da Academia nas várias modalidades.
“A prática desportiva é uma forma de inclusão social e é um benefício. Sempre que os atletas saem para o exterior envolvem-se muito mais e de forma mais eficaz. Conseguimos uma maior envolvência no dia a dia devido à integração das atividades competitivas”, referiu Sérgio Afonso, da Academia dos Santos Mártires.

Teresa Silva, diretora da Academia do Centro Social Paroquial Santos Mártires, considera que a prática desportiva regular “dá um sentido de normalidade aos utentes tanto em termos de motivação como de valorização pessoal, pois beneficia a autoestima porque saem da instituição e da região, conhecem outras realidades e pessoas”.  A Academia tem atualmente 43 utentes, com uma idade média de 40 anos.

Glória Lopes in “Mensageiro de Bragança”, 26.04.2018

Veja a REPORTAGEM da PORTO CANAL

Close Menu
error: Conteúdo Protegido !!