Bragança recebeu pela primeira vez um encontro de desporto adaptado, destinado a pessoas com deficiência intelectual, na passada quarta-feira, 18, nomeadamente a segunda Jornada do Campeonato Zona Norte Basquetebol da Associação de Desporto Adaptado para a Pessoa com Deficiência Intelectual (ANDDI), que contou com a colaboração da Academia do Centro Social Paroquial Santos Mártires.
Os jogos realizaram-se no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira.
Participaram cinco equipas e algumas dezenas de atletas, dos quais cinco eram da dos Santos Mártires que estão a competir no campeonato regional da Zona Norte.
O presidente da ANDI, José Costa Pereira, salientou que Bragança já recebeu dois campeonatos nacionais de atletismo e há cerca de 20 anos um grande encontro de jogos tradicionais.
A realização da prova trata-se de um passo importante na Academia dos Santos Mártires que está a promover o desporto adaptado para os utentes que já praticam basquetebol, para-hóquei e atividades aquáticas. Já estão envolvidos 25 utentes da Academia nas várias modalidades.
“A prática desportiva é uma forma de inclusão social e é um benefício. Sempre que os atletas saem para o exterior envolvem-se muito mais e de forma mais eficaz. Conseguimos uma maior envolvência no dia a dia devido à integração das atividades competitivas”, referiu Sérgio Afonso, da Academia dos Santos Mártires.
Teresa Silva, diretora da Academia do Centro Social Paroquial Santos Mártires, considera que a prática desportiva regular “dá um sentido de normalidade aos utentes tanto em termos de motivação como de valorização pessoal, pois beneficia a autoestima porque saem da instituição e da região, conhecem outras realidades e pessoas”. A Academia tem atualmente 43 utentes, com uma idade média de 40 anos.
Glória Lopes in “Mensageiro de Bragança”, 26.04.2018