ART OF INCLUSION

Chama-se “Art of Inclusion”. É um projecto internacional que visa partilhar conteúdos ao nível da produção artística e incluir na sociedade pessoas com deficiência.
A Academia Santos Mártires está a participar num projecto internacional que visa a inclusão de pessoas portadoras de deficiência através da arte.

Olímpia Mairos/Rádio Renascença

A instituição de Bragança foi convidada pela Associazione Uniamoci Onlus, de Itália, a participar no projecto “Art of Inclusion”, no âmbito da candidatura efectuada ao programa Erasmus+.
O principal objectivo do projecto é patentear “um meio de partilha de métodos e técnicas para a criação de oportunidades de aprendizagem para pessoas adultas com deficiência, entre as 4 organizações parceiras (de Portugal, Itália, Alemanha e Roménia) que gerem centros de acolhimento de pessoas com deficiência”, afirma o responsável pelo projecto em Bragança, Sérgio Afonso.
A ideia é fazer com que as organizações parceiras experimentem formas inovadoras de cooperação e criação de oportunidades educativas e de utilização e criação de ferramentas digitais de aprendizagem, aberto a todos e sem barreiras e fronteiras geográficas.
No âmbito deste projecto, de 16 a 21 janeiro de 2017, dois utentes da Academia Santos Mártires, dois voluntários que são jovens de casas de acolhimento, e dois técnicos da instituição vão ter a sua primeira experiência de internacionalização, participando no intercâmbio na instituição Diakonie sediada na cidade de Bremen, na Alemanha.
“É a primeira mobilidade combinada e consiste num convívio”, explica à Renascença Sérgio Afonso, revelando que vão “discutir e partilhar alguns métodos e técnicas ao nível da criação artística”.
“Vamos tentar promover a aprendizagem de adultos com deficiência através da arte, conceber e partilhar métodos de aprendizagem inclusivos inovadores suportados sempre em instrumentos de criação artística”, acrescenta o responsável pelo “Art of Inclusion” em Bragança.
Mais tarde haverá também intercâmbios com a Roménia, Itália e também em Portugal na Academia Santos Mártires. O projecto prolonga-se até Outubro de 2019.
Abrir portas, saltar os muros da instituição
O projecto “Art of Inclusion” em Bragança envolve 25 pessoas com deficiência, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. Algumas estão institucionalizadas, outras vêm do exterior. 

“Participam activamente no projecto. São pessoas que têm potencial e que estão motivadas para trabalhar sobre os conteúdos que diariamente nós lhe propomos”, assegura Sérgio Afonso, acrescentando que neste momento estão “a trabalhar a pesquisa e a criação artística sobre artistas da região de Trás-os-Montes: Nadir Afonso, Trindade Coelho, Amadeu Ferreira, Paulo Bragança, Miguel Torga e Graça Morais”. 
O projecto é também uma forma de abrir portas, saltar os muros da instituição”, diz Sérgio Afonso, que acredita que “através da arte é possível atingir o público exterior, sensibilizando politica, social e culturalmente as pessoas sobre a importância da arte como forma de inclusão social das pessoas com deficiência”. 
A Academia dos Santos Mártires é uma unidade de apoio à deficiência do Centro Social Paroquial dos Santos Mártires com sistema residencial e Centro de Actividades Ocupacionais. 

Close Menu
error: Conteúdo Protegido !!